FAQ - Frequently Asked Questions

Nesta seção você encontra as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES que são feitas para o nosso suporte ao cliente.
Aqui você agiliza a resolução de alguma dúvida ou problema, mas nosso suporte está sempre à sua disposição.
Se você não encontrar o que procura, não hesite, ligue para o nosso atendimento, o nosso objetivo é atendê-lo da maneira como você achar melhor!


Emiti uma nota fiscal de venda para meu cliente e ele devolveu. Como devo proceder?

Aqui temos 2 casos possíveis:
1º) Se o cliente devolveu com a nota fiscal dele, essa nota fiscal deve ser lançada na rotina de Devolução Manual (Faturamento – Movimentos –Devoluções – Devolução Manual).
2º) Se o cliente recusou a mercadoria, a empresa deve emitir uma nota fiscal de Entrada de Devolução (Faturamento – Pedidos – Manutenção – Entrada).

Comprei uma mercadoria e ela veio com defeito. Como devo efetuar a devolução dessa mercadoria?

A nota recebida do fornecedor deve estar lançada no Materiais – Recebimento, e na Manutenção de Pedidos do Faturamento, deve ser incluído o pedido de saída de devolução, usando a rotina de Importar Dados para referenciar a nota da compra, caso contrário, a nota não será aprovada.

Recebi um adiantamento do meu cliente. Como faço para controlar isso no sistema?

Deve entrar na rotina de Adiantamento do módulo Contas a Receber (Movimentos – Adiantamento), e lançar esse adiantamento recebido. E, quando for emitida a nota fiscal de venda para esse cliente, deve entrar no contas a receber dessa nota e baixá-la com o adiantamento.

Porque minha nota fiscal ficou com status de Lib.Envio?

Lib.Envio é o status de quando a nota deu erro da validação do Sefaz. São vários os motivos de erros. Alguns desses erros podem ser visualizados ao tentar enviar a nota ao Sefaz. Outros aparecem ao usar o botão Visualizar Resultado – Erro.
Caso não consiga entender o erro, você deve entrar em contato com nosso suporte para solução do problema. Uma nota fiscal nunca pode ficar com esse status no sistema, pois para o Sefaz essa nota não vai existir.

Por que os impostos apresentados na tela de Confirmação de Recebimento não batem com a nota fiscal recebida do fornecedor?

Nesse caso, primeiro precisamos verificar quais impostos não batem para rever as configurações que podem estar causando isso. Alguns pontos que devem ser verificados são:
impostos na tabela de operações, procedência do item, configuração da NCM (classificação fiscal), regime tributário do fornecedor, entre outros.
Caso não consiga identificar as diferenças, você deve entrar em contato com nosso suporte.

Emiti uma nota fiscal e ela ficou com Status de Denegada. O que devo fazer?

Quando a nota fica com este status, devemos conferir o Sintegra da empresa Emitente e do Destinatário, normalmente isso ocorre quando existem pendências fiscais com a Receita. Nesse caso para ser desfeito a movimentação do estoque e do financeiro, deve ser feito o cancelamento dessa nota no sistema, mas o status irá se manter como Denegado.

Faturei uma nota fiscal para um cliente e por algum motivo será necessário conceder um desconto. Como faço para registrar isso no sistema?

Entre na rotina de Recebimento de Título (Contas a Receber – Movimentos) e na inclusão da baixa, deixe o campo Valor de Pagamento zerado e no campo Desconto, preencha com o valor do desconto concedido ao cliente.

Como faço para ajustar meu estoque manualmente?

Entre na rotina de Movimentação de Estoque Manual (Materiais – Movimentos) e inclua o movimento que quer fazer. Lembrando que se deseja ajustar a quantidade os documentos a serem utilizados são:
EV (entrada valorizável) e SV (saída valorizável).
E caso queira ajustar custo, os documentos a serem utilizados são: AE (acerto de entrada) e AS (Acerto de saída)

Como baixo título no contas a pagar como Desconto?

Entre na rotina de Pagamento de Título (Contas s Pagar – Movimentos) e na inclusão da baixa, deixe o campo Valor de Pagamento zerado e no campo Desconto, preencha com o valor que foi dado de desconto pelo fornecedor.

Como cadastro um novo CFOP no sistema?

Primeiro consulte seu contador para pegar as informações fiscais desse novo CFOP. Impostos que podem ser tributados, CST de Pis/Cofins, CST de ICMS, CST de IPI e mensagens fiscais.
Com isso em mãos entre em contato com nosso suporte que auxiliamos nesse cadastro.

Como cadastrar novo usuário como operador do Telemarketing?

Após fazer o cadastro do novo usuário no sistema, entre no módulo de Telemarketing, opção cadastro de operador. Após fazer este cadastro o usuário estará apto para fazer os orçamentos do Telemarketing.

Como cadastrar uma nova NCM (classificação fiscal) no sistema?

No módulo de Faturamento, entre na tabela de Classificação Fiscal e informe a NCM (somente números), no tipo ICMS, informe se essa NCM esta no regime de substituição tributária (Substituto ou Substituído), se tem a Redução na base de calculo do ICMS, se é isento do ICMS, ou tributado normal.
Se o tipo ICMS for Substituto ou Substituído, lembre-se que será necessário o IVA e o FCP para cada estado a empresa tiver relacionamento comercial.
Essas informações devem ser obtidas com a área fiscal do escritório contábil que atende a sua empresa.

Como consultar o Painel Gerencial – Dashboard?

Na tela principal do Corporate clique em Arquivos – Painel Gerencial - serão apresentadas informações de todos os módulos do sistema: Telemarketing – Orçamentos de vendas, Faturamento, Pedidos de Compras, Compras Recebidas, Saldos de Conta-Corrente, Contas a Receber, Contas a Pagar, Valores de Estoque, Clientes ativos/inativos, comparativo anual de faturamento.

DRE – Demonstrativo de Resultado

O Demonstrativo de Resultado é uma ferramenta gerencial de fundamental importância para a sua empresa. Ele mostra de forma resumida as operações realizadas pela empresa considerando a data de competência.
Onde configurar as classificações financeiras para a geração do DRE: No módulo de Configurações – Movimentos – Sistemas – Mov. Bancária – Aba Clas. DRE
Obs.: nas despesas com vendas – não configure os impostos SIMPLES NACIONAL, ICMS, IPI, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL pois estes serão considerados automaticamente.
Em despesas tributárias configure eventuais parcelamentos de impostos.
Em Despesas industriais não configure as compras de materiais para revenda, compra de matéria-prima, insumos, pois o CMV – Custo das Mercadorias Vendidas serão considerados automaticamente pelo custo médio de estoque.

Queremos Ouvir Você

O SISTEMA CORPORATE É MODULAR

e podemos adaptá-lo às necessidades da sua empresa!